Cheia de confiança e ousadia, Vivi Duarte lança em Nova York a edição em inglês do seu livro "Who She Think She Is?"
- Ana Silvani
- Sep 16
- 4 min read

A editora WeBook Publishing tem o prazer de apresentar ao mundo a jornalista, palestrante e empreendedora, Vivi Duarte, e introduzi-la ao círculo literário norte-americano com o lançamento ousado de Who She Think She Is? (Quem ela pensa que é?). A festa de apresentação da obra e autógrafos aconteceu durante o WeBook Author Panel (painel das autoras da WeBook), na última quinta-feira, 11 de setembro de 2025, no Consulado-Geral do Brasil em Nova York.
O evento iniciou com um painel que reuniu a autora e empreendedora Vivi Duarte, ao lado da apresentadora de TV Rafa Brites, da autora e poeta Cris Casagrande e da fundadora da WeBook, Ana Silvani. O painel foi apresentado pela escritora Larissa Rinaldi e conduzido pela mediadora Nathi Narciso. Em seguida, um segundo painel trouxe Heloísa Garrett, Dani Santos Lang e Rogeria Vianna, em uma conversa igualmente instigante, moderada por Danielly Ortiz Luciano.
Um Livro Sobre Crescimento Pessoal e Empreendedorismo
Who She Think She Is? não é exatamente uma biografia, é um chamado à ação para quem sonha e faz acontecer. Parte manifesto, parte guia pessoal, o livro é para todas as mulheres que estão prontas para assumir seu poder e compreender quem são (na fila do pão) a partir da perspectiva de onde estão, para então crescer com propósito. Inspirada em experiências reais, a autora Vivi Duarte oferece um verdadeiro guia para que mulheres assumam sua voz, reescrevam suas narrativas e transformem adversidades em oportunidades.
Por meio de reflexões, conselhos práticos e estratégias, Vivi ajuda leitoras a desenvolver confiança e clareza para avançar com coragem rumo aos seus sonhos. O sucesso não está em se encaixar, está em ter coragem de aparecer e botar a cara no mundo.
“Prepare-se para ser desafiada e emocionada, para se tornar a protagonista da sua vida, acima de tudo, para ser chamada à ação, criando uma marca pessoal forte e com impacto para acelerar sua carreira. Quero lembrar que o caminho pode ser difícil, mas com foco, fé e um pouco de humor, a gente chega lá. Eu consegui. Vamos juntas, time!”, comenta Vivi Duarte.
Esse livro é um convite à reflexão, ao recomeço e à ascensão. Tudo bem, a jornada não é fácil, mas com foco, fé e a mentalidade certa, tudo é possível.

“Tem sorte quem trabalha e corre atrás”. Essa é uma das muitas verdades que você terá, com comprovações, neste livro. Sem negligenciar contextos históricos que envolvem gênero, classe e raça, Viviane Duarte oferece um guia de prosperidade para meninas e mulheres, a partir de anos de experiências em ambientes diversos que passam por grandes corporações até grandes e negligenciadas comunidades da periferia brasileira”. - Aline Midlej, jornalista, âncora da GloboNews e colunista da Vogue Brasil.
Um Livro Que Faz Uma Declaração Cultural Logo de Cara
Nós entendemos. Ao se deparar com o título Who She Think She Is?, você provavelmente parou e se perguntou: “Não falta um verbo aí? Não deveria ser ‘Who does she think she is?’”
Essa reação é exatamente o ponto em que queremos tocar. O título do livro de Vivi encontra sua força no AAVE (African American Vernacular English), também conhecido como Ebonics, que possui sua própria gramática, regras e riqueza expressiva. Trata-se de uma tradição linguística viva, falada por milhões de pessoas nos Estados Unidos. Então, dizer “Who she think she is?”, sem o verbo auxiliar does ou o “s” no final, é correto e natural nesse contexto.
Essa frase é uma expressão idiomática de desafio e ousadia, usada frequentemente para questionar a coragem da mulher negra que ocupa espaços, afirmar-se e ousa ir além das expectativas ou sonhar grande demais.
A autora não está cometendo um deslize gramatical. Ela sabe que a linguagem é mais do que regras em livros de gramática. Ela está reivindicando uma frase que há décadas faz parte da cultura oral, da música e da fala cotidiana norte-americana. E, ao fazê-lo, Vivi convida o leitor a confrontar suas próprias suposições sobre linguagem, autoridade, cultura, identidade, memória e poder.
“Como ela ousa afirmar seu poder logo no título? Who She Think She Is? (who does she think she is?... se isso te conforta). Se você já ouviu essa pergunta ou já a fez a si mesma, este livro é para você.” - Ana Silvani, fundadora, CEO e editora da WeBook Publishing.
A escritora Conceição Evaristo é outro exemplo de uma mulher negra que escolhe as palavras que deseja usar e resiste às críticas. Ela criou o termo “escrevivência”, que é a junção de escrever com vivência. Inicialmente, o termo foi recebido como uma “quebra” das normas da língua, mas um dos objetivos é desafiar o olhar normativo da gramática e romper padrões.

Sobre Vivi Duarte
Vivi Duarte é fundadora e CEO da PLANO, consultoria criada há 14 anos para promover narrativas na publicidade e em iniciativas corporativas, fomentando a equidade de gênero e a diversidade, ao mesmo tempo em que gera impacto social e resultados financeiros. A PLANO atua com projetos como Branded Content, entre outros, atendendo empresas e marcas. Também funciona como um hub de inteligência para temas relacionados a ESG, em parceria com a Mynd, a maior agência de marketing de influência do Brasil. Duarte é presidente do Instituto Plano de Menina, um instituto que já impactou mais de 5 mil meninas em seminários presenciais e alcançou milhões por meio de conteúdos digitais e programas online.

Sobre a WeBook Publishing
A WeBook Publishing é dedicada a amplificar vozes diversas e apresentar autores internacionais a novos públicos. Criando oportunidades globais para escritores, a editora conecta leitores e autores por meio de painéis, lançamentos e eventos comunitários que inspiram diálogo e transformação.